Quem pode fazer esta avaliação? O Neurologista, o Psicólogo ou o Psiquiatra?
A avaliação neuropsicológica só pode e deve ser feita por psicólogos, visto existir testes psicológicos que são de uso restrito dos psicólogos.
Quando é aconselhável a avaliação neuropsicológica?
Mesmo que a pessoa esteja a fazer acompanhamento psicológico, tenha ido ao atendimento com o psicopedagogo, fonoaudiólogo, etc, normalmente é aconselhável quando a pessoa tem dificuldade persistente na escola, na universidade, etc, pois a avaliação neuropsicológica vai ajudar a entender melhor o funcionamento neurológico.
Para que serve a avaliação neuropsicológica?
Esta avaliação serve para perceber o funcionamento da parte neurológica do cérebro, do sistema nervoso central. Para além disto, serve igualmente para definir o diagnóstico ou para ajudar a definir o tratamento. Também para perceber se a pessoa está funcionando normalmente a nível neurológico.
Como é feita a avaliação neuropsicológica?
É feita através de tarefas, testes psicológicos, observações, etc, com o objetivo de perceber como funciona o sistema neurológico da pessoa. Através destes instrumentos, é possível entender se a pessoa está funcionando acima ou abaixo da média de acordo com a faixa etária. Todas as atividades são feitas em comparação a faixa etária da pessoa e principalmente comparando ela com ela mesma.
Neste sentido, a avaliação neuropsicológica é feita numa primeira sessão através da entrevista; a partir da segunda e demais sessões, (se necessárias, de acordo com cada caso), são aplicados instrumentos de avaliação para testar a inteligência, a atenção, a memória, a aprendizagem, a parte visual construtiva ou/e testes psicológicos para ver a parte emocional e observação de acordo com cada tarefa.
A última sessão refere-se a devolutiva, através de relatório que consiste em explicar os encaminhamentos que precisam ser feitos, e como a pessoa funciona.
Entre em contato pelo e-mail: seterapeutico@gmail.com