Avaliação Psicológica


Avaliação Psicológica


O que é?

É compreendida como um amplo processo de investigação no qual se conhece o avaliado e a sua demanda.

Qual é o objetivo ?

Conhecer um pouco melhor os traços de personalidade do avaliado e programar a tomada de decisão mais apropriada para o acompanhamento psicoterápico.

Como é feito ?

  • Seleção do teste.
  • Aplicação do teste.
  • Correção/Interpretação.
  • Elaboração de laudos e devolução.

Teste Vocacional


É um instrumento que faz parte da Orientação Vocacional, em que é possível identificar a compatibilidade do indivíduo com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional.


Avaliação Neuropsicológica


O que é ?

Consiste numa investigação de condições cognitivas, comportamentais e psicológicas de um indivíduo.

Qual é o objetivo ?

Avaliar as funções cognitivas, emocionais e outros, no sentido de esclarecer o diagnóstico e correlacionar suas dificuldades com diversos seguimentos de sua vida (escolar, diária e outros).

Quem pode fazer esta avaliação? O Neurologista, o Psicólogo ou o Psiquiatra?

A avaliação neuropsicológica só pode e deve ser feita por psicólogos, visto existir testes psicológicos que são de uso restrito dos psicólogos.

Quando é aconselhável a avaliação neuropsicológica?

Mesmo que a pessoa esteja a fazer acompanhamento psicológico, tenha ido ao atendimento com o psicopedagogo, fonoaudiólogo, etc, normalmente é aconselhável quando a pessoa tem dificuldade persistente na escola, na universidade, etc, pois a avaliação neuropsicológica vai ajudar a entender melhor o funcionamento neurológico.

Para que serve a avaliação neuropsicológica?

Esta avaliação serve para perceber o funcionamento da parte neurológica do cérebro, do sistema nervoso central. Para além disto, serve igualmente para definir o diagnóstico ou para ajudar a definir o tratamento. Também para perceber se a pessoa está funcionando normalmente a nível neurológico.

Como é feita a avaliação neuropsicológica?

É feita através de tarefas, testes psicológicos, observações, etc, com o objetivo de perceber como funciona o sistema neurológico da pessoa. Através destes instrumentos, é possível entender se a pessoa está funcionando acima ou abaixo da média de acordo com a faixa etária. Todas as atividades são feitas em comparação a faixa etária da pessoa e principalmente comparando ela com ela mesma.

Neste sentido, a avaliação neuropsicológica é feita numa primeira sessão através da entrevista; a partir da segunda e demais sessões, (se necessárias, de acordo com cada caso), são aplicados instrumentos de avaliação para testar a inteligência, a atenção, a memória, a aprendizagem, a parte visual construtiva ou/e testes psicológicos para ver a parte emocional e observação de acordo com cada tarefa.

A última sessão refere-se a devolutiva, através de relatório que consiste em explicar os encaminhamentos que precisam ser feitos, e como a pessoa funciona.

Dra. Blezi Daiana
Dra. Blezi Daiana

Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho – Braga. Mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, vertente cognitivo-comportamental, pela Universidade de Aveiro. Psicóloga no SET.